quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que é uma Estrela Cadente?

         Confira a resposta para esta pergunta e outras curiosidades sobre esse misterioso fenômeno astronômico.

 



O QUE É UMA ESTRELA CADENTE?

         Trata-se de um fenômeno luminoso criado pelo atrito e pela vaporização de corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoróides. Eles penetram na atmosfera a velocidades altíssimas - até 250 000 km/h - e logo se desintegram. É esse processo que enxergamos como um rastro luminoso no céu e chamamos de estrela cadente. O fato de esse rastro ser ionizado - ou seja, eletrificado - causa ainda mais brilho.



QUAL O TAMANHO DE UM METEORÓIDE?

         Os meteoróides são objetos que vagam pelo espaço interplanetário consistindo geralmente de pedaços de cometas ou de asteróides. Os menores têm dimensões da ordem de 0,5 milímetro - massas de cerca de 1 miligrama - semelhantes a um grão de areia. Se for muito menor do que isso, dificilmente ele será visível nas condições normais da nossa atmosfera. Já entre aqueles grandes o suficiente para fazer um risco no céu, os maiores são da ordem de 1 centímetro - com massa de 1 grama. Se for muito maior do que isso, o objeto pode atravessar a atmosfera e cair na superfície da Terra (ou no mar), sendo chamado então de meteorito. Numa noite escura, com o céu bem limpo, é possível observar, com alguma sorte, mais de dez estrelas cadentes por hora, às vezes acompanhadas de explosões semelhantes a um trovão abafado. "Para não se desintegrar e conseguir chegar até a superfície da Terra, o meteorito precisa ser muito grande. Por isso mesmo, esse fenômeno é muito mais raro", afirma Walter Junqueira Maciel, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.



DE ONDE SURGIU A SUPERSTIÇÃO DE FAZER UM PEDIDO Á UMA ESTRELA CADENTE?

         Você provavelmente já deve ter feito, ou conhece alguém próximo que fez, algum pedido ao ver uma estrela cadente no céu. Essa superstição existe há muitos séculos, quando homens e mulheres da época acreditavam que aquele traço brilhante que viam percorrer o espaço num piscar de olhos, era parte do reino dos deuses que caíra por acidente quando eles abriam buracos na abóbada celeste, para espiar o nosso mundo. Assim, as estrelas cadentes seriam indícios de aberturas ao mundo das entidades divinas, e por isso mesmo um pedido lhes poderia ser formulado.





 

Um comentário:

  1. Nossa que interessante... não sabia da história da superstição ... gostei bastante... quem dera se fosse o reino dos deuses abrindo buracos para nos espiar... =) amei o post...

    www.lasmasbellaspatynat.blogspot.com.br

    ResponderExcluir