RAMBO IV (2008), dirigido e interpretado por Sylvester Stallone, foi censurado em Myanmar. O motivo, acreditem, não foram as cenas violentas. É que o governo militar do país (em vigor na época) não gostou da forma como os soldados birmaneses foram retratados no filme. Por outro lado, os grupos que lutavam pela democracia o consideraram uma representação quase fiel da realidade de Myanmar e distribuíram cópias ilegais para protestar e mobilizar a população.
♦♦♦
OS INFILTRADOS (2006), dirigido pelo célebre Martin Scorcese, também foi censurado na China. Desta vez o motivo foi político, pois uma das cenas sugere que o governo chinês pretende usar armas nucleares contra Taiwan.
♦♦♦
LARA CROFT: TOMB RAIDER - A ORIGEM DA VIDA (2003), dirigido por Jan de Bont, foi banido na China sob a acusação de que o filme mostra o governo do país como desorganizado e conivente com sociedades secretas. Curiosidade: uma das cenas do longa foi gravada em Xangai.
♦♦♦
O CÓDIGO DA VINCI (2006), dirigido por Ron Howard, foi censurado pelo governo das Ilhas Salomão por conter referências que enfraqueceriam as raízes cristãs do país.
♦♦♦
DISTRITO 9 (2009), dirigido por Neill Blomkamp, foi banido pelo governo da Nigéria. De acordo com as autoridades, o filme é xenófobo e preconceituoso. O longa é uma ficção científica que conta a história de alienígenas que são confinados na Terra. Em determinado momento, Wikus, um humano sul-africano, motivado a libertar os extraterrestres, tenta comprar armas de uma quadrilha de nigerianos.
♦♦♦
BORAT (2006), dirigido por Larry Charles, além de ser censurado no Cazaquistão (por motivos óbvios), também foi banido em todo o mundo árabe (com exceção do Líbano). Para as autoridades desses países, o filme é grosseiro e extremamente ridículo. No longa, Sacha Baron Cohen interpreta Borat, o segundo melhor jornalista do Cazaquistão que viaja até os Estados Unidos para fazer um documentário.
♦♦♦
A LISTA DE SCHINDLER (1993), de Steven Spielberg, foi banido pelo governo da Indonésia, que considerou o filme alusivo às causas dos judeus.
♦♦♦
TERROR SEM LIMITES (2010), dirigido por Srđan Spasojević, foi o primeiro filme a ser banido no Brasil após a promulgação da Constituição de 1988. De acordo com a Justiça Federal, a medida foi tomada em prol da preservação da vida e da integridade da pessoa humana. O filme conta a história de um ator pornô decadente que é compelido a participar de filmagens envolvendo estupro de crianças, incesto e necrofilia.
♦♦♦
O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (2005), de Ang Lee, foi censurado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos. O Ministério da Cultura e Informação alegou que as cenas envolvendo homossexuais poderiam revoltar a população. O Islamismo, religião oficial da confederação, proíbe relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.
♦♦♦
O EXORCISTA (1973), de William Friedkin, foi censurado até a década de 1990 no Reino Unido por ser considerado extremamente assustador.
0 COMENTE:
Postar um comentário