Quem nunca marcou, numa lista de supermercado, "bombril" querendo se referir á esponja de aço? Ou comeu um "sucrilhos" no café da manhã? É comum confundirmos a marca com o produto que ela embala e nivelarmos a categoria inteira. Mas para as empresas, pode não existir apenas o lado positivo em se ter uma marca genérica em sua linha.
Para iniciar, vejamos a definição de marca genérica: é quando o nome de uma empresa ou produto passa a ser utilizado cotidianamente para se referir a determinado tipo de ação ou objeto, mesmo não sendo de autoria da empresa que possui os direitos do nome. Geralmente isso ocorre com empresas pioneiras ou que tiveram grande repercussão no lançamento de um determinado produto ou serviço. Quando isso acontece, esses nomes se tornam substantivos ou verbos e, em muitos casos, são até adicionados oficialmente ao dicionário.
Confira algumas das marcas genéricas mais famosas do mercado atual:
‹ PONTOS POSITIVOS ›
Os positivos são fáceis de destacar. A marca ganha um destaque impressionante, e passa a não precisar mais de grandes verbas de publicidade: ela passa a ser feita todos os dias, milhares de vezes, amplificada pela boca dos próprios consumidores. A partir daí, as portas estão abertas – na realidade, escancaradas.
‹ PONTOS NEGATIVOS ›
Através das mesmas portas abertas pelos pontos positivos, entram também os indesejáveis pontos negativos. Cópias bem parecidas passam a entrar no mercado, confundindo o consumidor. Outro ponto é causado pela grande força da marca, que passa a ser vista pelo consumidor como a única comercializada pela empresa.
Isso anda, por exemplo, preocupando Eduard Roosli, vice-presidente de marketing da Xerox Corporation. Quando a empresa chegou ao Brasil, há 41 anos, seu mix de produtos se resumia a variações de modelos de máquinas copiadoras. Hoje, porém, as copiadoras representam menos de 40% do faturamento da empresa. O restante está compreendido na venda de impressoras, scanners, multifuncionais, suprimentos e soluções em artes gráficas. "As empresas crescem, se transformam, evoluem. Mas as pessoas continuam a ver a Xerox como uma empresa de máquinas copiadoras, o que nos limita".
‹ INOVAÇÃO DURADOURA ›
Quem já conquistou a condição de dar nome a uma categoria, está com lugar garantido no imaginário do consumidor, seja ele da geração atual ou das próximas. "Se estas associações duraram até hoje, é bem provável que durem eternamente", diz Jaime Troiano, diretor da Troiano Consultoria de Marca.
Estas empresas são grandes vitoriosas, pois além de conseguirem passar pelo difícil momento de consolidação no mercado, conseguiram mais. Conseguiram fixar na mente de seus consumidores uma marca única naquele segmento, que acabou batizando os concorrentes que foram chegando na retaguarda.
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