Asteroide passou perto da Terra nesta quarta-feira



           O asteroide Apophis passou na última quarta-feira (10/01) à distância de "apenas" 14,4 milhões de quilômetros da Terra. Segundo os astrônomos, a aproximação não representou nenhum perigo para o nosso planeta e nem representará em 2029, ano previsto para uma nova passagem do corpo celeste. Já em 2036, os cientistas calculam que existe chance de colisão, mas bem pequena: uma em 250.000.

            O asteroide foi descoberto em 2004 e batizado com o nome de um demônio da mitologia egípcia. Apophis tem 270 metros de diâmetro, o equivalente ao tamanho de três campos de futebol.

           Em um primeiro momento, os cientistas calcularam que existia um risco de um em 45 de uma colisão catastrófica com a Terra em 2029. No entanto, novos estudos feitos em 2009 pela Nasa estimaram que não há risco algum: o asteroide passará em 13 de abril de 2029 a exatos 22.208 quilômetros da Terra. Será a maior aproximação já observada em tempos modernos.

            Para a passagem de Apophis em 2036, estimava-se que a possibilidade de um choque com a Terra era de uma em 45.000. Os novos cálculos, realizados por Steve Chesley e Paul Chodas, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), não chegam a zerar o risco, mas o reduzem bastante: a chance de uma colisão é de uma em 250.000.

           Durante a passagem desta quarta-feira, o astro não teve brilho suficiente para ser visto a olho nu ou por telescópios amadores. No entanto, o site Slooh.com utilizou telescópios nas Ilhas Canárias para transmitir a passagem do asteróide ao mundo.




 
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 COMENTE:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial