Novela Carrosel está preocupando pais e educadores

 
        A pequena Isabelly Alves, de 5 anos, chegou da escola e tudo parecia bem. Enquanto seu pai lavava a moto, sua tia estacionava a perua escolar e sua avó cuidava da casa. Ao abrir a porta do veículo para a menina sair, ela estava desmaiada. E então foi um tremendo alarde, a avó gritou, o pai correu, a tia deixou o volante e até quem estava no bar próximo à casa foi ver o que estava acontecendo. Enquanto isso a menina não se movia, preocupando a todos. Então, quando já estavam todos dentro de casa, ela abriu os olhos e exclamou “É brincadeira!”
        Isabelly estava imitando uma cena da novela “Carrossel”, do SBT, onde a personagem Carmem desmaia na escola. E segundo a Folha, a criança disse “era teatrinho”.



        Acontece que, com o sucesso da trama infantil, muitos fãs começaram a imitar os personagens e até fazer cenas inteiras na escola. E pelo visto, isso nem sempre tem acabado bem. No colégio de Maria Eduarda Oliveira, de 7 anos, durante a educação física, ela e a amiga brigaram de mentirinha. E isso porque as personagens Marcelina e Valéria haviam discutido em um capítulo de “Carrossel”. Não sabendo de nada, o professor se preocupou e quase mandou as duas para a diretoria.
        Segundo a professora de psicologia da educação da USP, Silvia Colello, “as crianças sempre imitaram a ficção. Incorporar a briga da TV é entender os conflitos da vida”. A professora acredita que não é necessário proibir as crianças de assistir à novela. “Se uma criança assiste apenas a desenhos educativos, não vai saber conversar com os amigos. O segredo é os pais ajudarem a criança a ser crítica com a TV”, é o que diz a profissional.
        Já existe lugares onde a diretoria da escola já se pronunciam a respeito da novela. Um exemplo disso é o colégio Renovação, onde as crianças só podem imitar cenas de “Carrossel” durante o recreio. E um aluno confessa: “Eu sempre sou o Cirilo. É porque sou negro, né? Mas não gosto, ele é baixo astral”. E ao escutar isso, Júlia Morelli, de 9 anos, que imita a Maria Joaquina, já entra em cena para falar “Ai, Cirilo!”, enquanto a sala é só risadas.
        Interessante notar é que, parece que o mesmo não aconteceu com a geração que assistia “Chiquititas” nos anos 1990, afinal as crianças adoravam as coreografias (eu fui uma delas), mas não veneravam tanto a série a ponto de querer vivenciar os personagens o tempo todo. Me pergunto se esta geração “Carrossel” teve uma infância mais próxima da TV e mais distante dos relacionamentos familiares que a geração “Chiquititas”.
 
Folha de SP
 
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

10 COMENTE:

  1. A verdade é que a imprensa só publica o lado ruim da influência de Carrossel.E o lado bom:a honestidade,a amizade,a bondade e o companheirismo.Disso vocês não falam.Carrossel é uma novela ótima para as crianças e já fez com que várias delas mudassem sua atitude e visão de mundo.Não é que não concorde com a matéria,mas vocês também deveriam mostrar o lado bom da história.

    ResponderExcluir
  2. SOU PEGAGOGA E TRABALHO COM CRIANÇAS E A IMPRENSA DEVERIA CITAR TAMBÉM O LADO EDUCATIVO DA NOVELA E O TRABALHO QUE ELES FAZEM EM DIVULGAR OS VALORES TAIS COMO AMIZADE, LEALDADE, AMOR FAMILIAR E ENTRE OUTROS. LÓGICO QUE OS PAIS DEVEM AJUDAR AS CRIANÇAS QUE ASSISTEM LEVANDO-AS A FAZEREM CRITICAS SOBRE OS ASSUNTOS DESTACADOS. O SBT ESTÁ DE PARABÉNS PELA EXCELENTE NOVELA QUE EXIBE PARA NOSSAS CRIANÇAS E PRA TODA FAMILIA BRASILEIRA!! (MADALENA FERREIRA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, estou fazendo uma pesquisa para meu TCC sobre a influencia da Novela Carrossel,gostaria de conversar com vc. pode me passar algum contato. agradeço desde já.

      Excluir
  3. As vezes me pergunto porque uma novelinha inocente tem tanta critica publicada e as novelas quase indecentes, filmes que tem como heroína prostitutas e traficantes,e realits com sexo ao vivo não sofrem pressão alguma.
    Será medo da emissora platinada? Ou o que?
    O que deveria causar preocupação passa em outra emissora.
    Mas no quesito matéria, está excelente, essa é só minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
  4. Isso é pura bobagem, eu assisti o primeiro carrossel e era fã, teve aquele carrossel das americas que foi horrivel e não curti, hoje tenho 27 anos e gosto de assistir esse novo carrossel, quem critica não sabe a bobeira que está dizendo.... Estou seguindo segue volta?

    ResponderExcluir
  5. Engrasado como ninquem dos comentarios concordo com o sit

    ResponderExcluir
  6. eu adoro essa novela,e não vou deixar de assistir!

    ResponderExcluir
  7. oi valeria quer dizer maisa eu sou karolaia eu gosto muito de vc eu assisto todo dia carrossel eu te amo vc e o davi

    ResponderExcluir
  8. carrossel é uma ótima novela, que recebeu um grande remake , e educa perfeitamente as crianças , principalmente pelo lado familiar e ente a amizade , e respeito ao próximo , agora , é engraçado , como todo mundo do site falou , porque vocês não citam esse lado da trama. Carrossel é excelente , diferente do que chiquititas está fazendo.

    ResponderExcluir
  9. A novela é excelente para minha família. Não assisto a Globo há anos, minha filha tem 7 anos e jamais viu esse canal. Ela começou a ver Carrossel quando era exibida aos 4 anos, e eu achei que os assuntos tratados eram pesados para ela na época, e desviei para que acompanhasse outros materiais. Pois bem, recentemente permiti que enfim ela assistisse pelo Netflix, e acompanhei de perto juntamente com a mãe. Me surpreendi.

    Há a exaltação de valores que muitos consideram ridículos, cansativos e estereotipados. E é exatamente dessa forma que enxergo a humanidade: atributos como respeito, dignidade, reconhecimento de erros, compreensão, amizade, companheirismo se perderam no tempo - tudo isso, infelizmente, é importante para muito poucos. E como estamos? Em nosso estágio de desenvolvimento, estamos realmente bem? E a novela, de forma cuidadosa, tenta resgatar um pouco disso. São cenas muito interessantes, doces... que até emocionam os de coração um pouco menos turvo. Adorei assistir com minha filha, pude ensiná-la sobre muitos dos nossos dramas e acredito que tenha ajudado na formação do caráter dela. Precisamos de pessoas mais gentis.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial