#Resenha - Jogos Vorazes

 
         Muitos de nós sabemos que é possível encontrar centenas de resenhas deste livro na web com muita facilidade, devido ao tempo que já possui de estrada e a adaptação para o cinema que recebeu, mas ainda assim, seria impossível não dar a minha opinião sobre ele. Talvez ela seja mais voltada á um público alvo do que ao geral, pois não sou do tipo que lê grandes quantidades de livros somente para poder escrever sobre eles. Como já devem ter percebido aqui no blog, fiz poucas resenhas, pois gosto de falar somente de livros que me atraem e, se esta atração virar algo mais, acabo trazendo detalhes dessa relação para compartilhar com vocês...
 
         Mas enfim, vamos falar sobre a vida de Katniss e sobre os Jogos Vorazes..
 
 Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas:  397
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Jogos Vorazes (como todos devem saber) é o primeiro livro de uma trilogia com o mesmo nome e foi originalmente publicado em 2008 nos Estados Unidos. O livro já tem uma adaptação cinematográfica sob o título homônimo e foi dirigido por Gary Ross.

A história se passa num período pós-apocalíptico, onde depois de guerras e catástrofes o lugar que hoje fica a América do Norte se transformou em um país chamado Panem, composto por 13 distritos governados pela autoritária Capital, que para castigar á todos por uma antiga rebelião mau sucedida e provar que está no comando, cria o reality show chamado Jogos Vorazes.
"As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer uma garota e um garoto - chamados tributos - para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. O último tributo restante será o vencedor." (p.24)
 
Bem, este 'grande evento', é assim que ele é tratado pela Capital, está em sua 74° edição e é do Distrito 12 que surge nosso tributo protagonista, Katniss. A garota está muito longe de ser uma protagonista carismática, para falar a verdade, é bem demorado até que se é possível simpatizar com ela. sua complicada e triste história de vida aproxima muito mais o leitor do que a sua personalidade. Ela vive na Costura, o local mais pobre do distrito, com sua mãe, que após perder o marido em um acidente nas minas de carvão, acaba se isolando e deixando a jovem como mantedora do resto da família, que inclui a doce Prim, que tem 12 anos. E o amor por esta irmã, é o único motivo para Katniss ainda conseguir segurar a barra sozinha.
 
   A vida rotineira da jovem, que geralmente gira em torno de caçadas e trocas de mercadorias para sobrevivência de sua família, tem uma reviravolta quando chega o dia da Colheita, onde representantes da Capital vão á cada distrito recolherem dois tributos, um masculino e um feminino, para participarem dos jogos. Nesta edição, acontece a infelicidade de Prim ser sorteada, fazendo com que nossa protagonista intervenha e se disponha a ir em seu lugar. O outro sorteado foi Peeta, o filho de um padeiro da região, que terá papel fundamental no desenrolar da história e na vida de Katniss, arrisco a dizer que o personagem é o mais carismático deste primeiro volume da saga.

Ambos são levados para a Capital para se juntarem aos outros 22 concorrentes para que duelem por sua sobrevivência numa arena criada especialmente para o evento, cheia de armadilhas e surpresas para tornar a disputa o mais sangrenta possível e atraente para o público de todos os Distritos e para a Capital, que acompanham pela televisão cada momento do jogo.
 
O livro é divido em três partes: Os tributos, Os Jogos e O Vitorioso, e sua narrativa (feita pela personagem principal) é extremamente envolvente e viciante, como se a autora tivesse a capacidade de nos teletransportar para dentro da arena apenas com as palavras. Devo salientar que o livro além de inteligente e muito bem escrito, peca por não ser muito detalhista, como na descrição dos personagens e dos ambientes em que se passam as narrativas,. Isto acaba fazendo uma grande falta, mas talvez seja uma jogada de Suzanne para que tenhamos liberdade em recriar a história em nossa imaginação.
 

Cartaz de divulgação do filme
 
Aventura, romance, mentira, traição e muito suspense fazem da receita dessa obra infalível. Vou ter que confessar que não havia lido Jogos Vorazes antes, pois acreditei ser apenas mais uma modinha ao estilo Crepúsculo, por puro preconceito. Ainda custei a levar a sério o comentário de Stephenie Meyer, mas acabei concordando plenamente com ele logo no primeiro capítulo do livro: "A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!".
 
Agora me falta coragem para assistir a versão cinematográfica, que por melhor que seja, não será de longe, tão boa quanto a literária.

Eu poderia ficar aqui, falando em mais umas 500 linhas sobre o livro, me dissolvendo em elogios, mas prefiro deixar que você leia, caso não tenha lido, ou o releia, pois não será desperdício de tempo algum. Espero que você consiga também absorver cada sensação que fui capaz de sentir, se emocionar com o estranho romance de Katniss e Peeta e torcer ansiosamente por eles no campo de batalha.

Tenham um '“feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor!”.


Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

1 COMENTE:

  1. Não li os livros, nem sei se a versão cinematográfica é fiel á história ou não, mas gostei bastante do filme e fiquei curiosa relativamente aos livros. =)

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial