Origens e significados dos nomes das capitais brasileiras

           Derivados, em sua maioria, da língua tupi-guarani e de nomenclaturas religiosas, os nomes dados ás capitais do nosso país e suas origens são desconhecidos por grande parte da população. Por isso, o Diibep foi atrás destas informações, para compartilhá-las e descrever o significado dos nomes das cidades centrais de cada estado brasileiro. Confira:  



Brasília - É a forma latina de dizer 'Brasil'. Nome sugerido por José Bonifácio de Andrada e Silva para a criação da nova capital no centro do território, ainda na década de 1820.

Aracaju (Sergipe) – Origem da ligação dos termos tupis ara ("luz") + caju ("caído"), resultando em "luz caída" ou "luz baixa", referência ao local de onde se avista o nascer do sol na cidade. Belém (Pará) – O nome  é uma homenagem à cidade de Belém na Palestina, onde teria nascido Jesus Cristo.

Belo Horizonte (Minas Gerais) – Surgimento em referência à vista das montanhas Alterosas, que são marcas registradas da cidade.

Boa Vista (Roraima) - Referência à ótima visão panorâmica que se pode ter do alto da serra do estado.


Campo Grande (Mato Grosso do Sul) – Se refere aos campos enormes que existem no território.


Cuiabá (Mato Grosso) – Existem duas possíveis explicações distintas e conflitantes sobre o significado deste nome, que pode ser "homem que faz farinha" ou "lugar onde se pesca". É desconhecido também, de língua indígena derivam.


Curitiba (Paraná) – Vem do tupi curi ("pinheiro") + tiba ("muitos"), resultando em "muitos pinheiros", "campo dos pinheiros" ou "pinheiral", em referência à abundância de araucárias na região.
 

Florianópolis (Santa Catarina) – União de "Floriano" e pólis ("cidade" em grego); o nome é uma homenagem a Floriano Peixoto, que derrotou em 1893 a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. O nome original da cidade era Nossa Senhora do Desterro, devido ao fato de ser ali um lugar para onde eram enviados desterrados (exilados) portugueses. A troca de nome foi feita por interventores governistas exaltados com a intenção de bajular o presidente da época.

Fortaleza (Ceará) - Referência à Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.


Goiânia (Goiás) - criado a partir do nome do estado do qual é capital; Goiânia é uma cidade nova e planejada, e substituiu a cidade velha de Goiás como capital em 1937.


João Pessoa (Paraíba) - em homenagem ao governador paraibano assassinado em 1930, em episódio que serviu de pretexto para eclodir a revolução daquele ano. O nome da cidade até então era também Paraíba.


Macapá (Amapá) - Do tupi mpacapa ("bacaba", uma fruta de palmeira) + aba (sufixo de lugar), que significa "lugar das bacabas", fruta típica da região.


Maceió (Alagoas) – União de macá ("o que cobre") + i-ó ("molhado"), "cobertura sobre o molhado", em referência ao fato de a cidade se estender sobre terrenos alagadiços (tal como a origem do nome do estado, Alagoas).


Manaus (Amazonas) - dos manaós, uma tribo da região dos rios Negro e Solimões; a grafia antiga da cidade preservava o "O" e acentuava a vogal precedente: "Manáos".


Natal (Rio Grande do Norte) - Por ter sido fundada no dia de Natal. A fortaleza que guarda a cidade recebe o nome de Forte dos Reis Magos. Os portugueses já haviam dado o mesmo nome a uma cidade que fundaram na África do Sul, atualmente rebatizada como Durban.


Palmas (Tocantins) - o nome da cidade é uma homenagem à cidade de São João da Palma (atual Paranã), onde no século XIX houve um movimento que almejava tornar o norte de Goiás uma província autônoma.


Porto Alegre (Rio Grande do Sul) – Referência ao clima alegre do povo local. O antigo nome da cidade era Porto dos Casais, por receber colonização com casais de açorianos (diferentemente do resto do país, colonizado só por homens que procriavam com as mulheres indígenas).


Porto Velho (Rondônia) – O nome foi escolhido pela cidade ser o local de ancoradouro mais antigo da região.


Recife (Pernambuco) – Referência aos arrecifes que existem no litoral da cidade.


Rio Branco (Acre) - Homenagem ao Barão do Rio Branco.

Rio de Janeiro – Cidade nomeada por ter sido descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por Américo Vespúcio, e por julgar-se que a baía da Guanabara fosse a foz de um rio. Na geografia da época, os portugueses não distinguiam estuários de baías, além de estarem acostumados ao formato da baía do Tejo em Lisboa, que se assemelha ao da Guanabara.

Salvador (Bahia) - Referência a um dos nomes cristãos-católicos de Deus; o nome inteiro da cidade era "Mui Leal Cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos". Em inglês, é comum que a cidade seja chamada Salvador de Bahia para não confundir com SanSalvador, capital de El Salvador, na América Central.

São Luís (Maranhão) - Homenagem tanto a São Luís (santo que foi rei francês e lutou nas cruzadas) quanto ao então rei de França, Luís XIII, na época em que os franceses fundaram a cidade (como França Equinocial, por situar-se perto do equinócio ou linha do equador).

São Paulo
– Foi assim batizada pelo colégio (monastério) jesuíta de São Paulo de Piratininga. Durante os primeiros três séculos, a cidade era conhecida como Piratininga — que por sua vez deriva de pirá (peixe) + tininga (seco), de onde "peixe seco", em referência ao rio Tietê — e à capitania de São Paulo.

Teresina (Piauí) - Homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.

Vitória (Espírito Santo) - Referência à resistência dos colonizadores portugueses contra as investidas dos temiminós e tupinambás contra as primeiras tentativas de povoamento.
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

9 COMENTE:

  1. This site definitely has all the information I needed concerning this subject and didn't know who to ask.

    my homepage; nike air max 90

    ResponderExcluir
  2. Not that Poe is deserving of any special fanfare, but the average lifelock promo code 2013 card cost is anywhere between $80
    and $200. Napolitano said all three individuals were supporting Afghan Border Police
    training efforts when they came under attack. He spent several hours in Salt Lake City.

    ResponderExcluir
  3. Collaborative partners in the project include the Federal Institute of protect Technology in Lausanne EPFL for the movement system, the future of Egypt," said Capt. If you are on defense, it is much easier to do in the event that a liquid spill. Your clients will feel special and appreciated once they receive relevant information inside your emails. Technology has helped address some of the top rated online protect protection services. The law on faulty goods will be beefed up so retailers have to give shoppers their money back, they were afraid," Clay said.



    Feel free to surf to my blog post fowssocial.com

    ResponderExcluir
  4. excellent put up, very informative. I'm wondering why the opposite experts of this sector do not understand this. You must continue your writing. I am confident, you have a huge readers' base
    already!

    Stop by my blog post :: Polo Ralph Lauren Outlet

    ResponderExcluir
  5. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your site is excellent, as well
    as the content!

    My web-site: Cheap Oakley Sunglasses

    ResponderExcluir
  6. legal ,mas só e´ um pouco comprido,tentem melhorar.bjs

    ResponderExcluir
  7. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial