Páscoa: o que devemos comemorar nesta data?


          O feriado mais doce do nosso calendário está chegando, a Páscoa, e muito se houve falar sobre a ressureição de Cristo como comemoração desta data, mas qual a relação do coelho e dos ovos com esta celebração? E o que é comemorado em regiões onde há predominância de outras religiões, e não a cristã? Confira abaixo.



          O termo Páscoa vem do latim Pascae e já existe há muitos séculos. As civilizações mais antigas, entre elas gregos e povos do Mediterrâneo, festejavam a passagem do inverno para a primavera com uma grande festa na primeira lua cheia da época das flores. Isso porque o inverno rigoroso do hemisfério Norte era sinônimo de mortes devido ao frio, baixa colheita e escassez de alimentos. Ou seja, essa era a época onde tudo isso findava com a chegada de uma temperatura propícia a agricultura e a sobrevivência de todos.

          Entre o povo judeu, a Páscoa ou Pesach, simboliza a libertação deles do povo egípcio e a passagem pelo Mar Vermelho, ‘aberto’ por Moisés, conforme consta no Velho Testamento da Bíblia Sagrada.

          Já para os cristãos, esse era o período que marcava a ressurreição de Jesus Cristo e a semana santa é marcada justamente pela entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.


- Mas e qual a relação dos ovos e do coelho com a Páscoa? 



          O coelho é um animal que acabou sendo relacionado à vida, ao nascimento e a esperança – que estão diretamente ligados neste período, pelo fato de se reproduzirem com extrema facilidade e em grandes quantidades.

          E como esta data simboliza a esperança de uma nova vida que se inicia, nada melhor do que os ovos para representarem esse 'nascimento'.



Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

1 COMENTE:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial