Internacionais
ABBA: Formado pelas iniciais dos quatro integrantes: Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid. Curiosamente, a palavra significa "Papai" (ou paizinho) em hebraico.
AC/DC: Margaret, irmã de Angus e Malcolm Young, viu a sigla em um eletrodoméstico. Achou que combinava com a energia da banda (Corrente Alternada/Corrente Contínua). Versões de que significaria "Anticristo/Cristo Morto" são apenas lendas urbanas.
Aerosmith: Proposto pelo baterista Joey Kramer. Segundo Steven Tyler, foi o único nome que ninguém odiou. Não tem um significado específico.
Alice Cooper: Originalmente o nome da banda, inspirado por um espírito em uma tábua de Ouija. O vocalista Vincent Furnier adotou o nome para si, acreditando ser a reencarnação de uma feiticeira homônima.
Alice in Chains: Uma paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas (Alice em Correntes). A ideia original era tocar covers de metal usando vestidos.
Audioslave: Sugerido por Chris Cornell após descobrirem que o nome original (Civilian) já estava em uso.
B-52’s: Nome de um penteado em formato de torre, que por sua vez foi inspirado no avião bombardeiro de mesmo nome.
Beastie Boys: Embora pareça apenas "animalesco", é um acrônimo para: Boys Entering Anarchistic States Toward Internal Excellence (Rapazes entrando em estados anárquicos visando a excelência interna).
Beatles: Um trocadilho de John Lennon. Inspirado pela banda The Crickets (Grilos), ele buscou outro inseto (Beetles - besouros) e mudou a grafia para Beatles para remeter à beat music.
Bee Gees: Referência a "Brothers Gibb" (BG's), os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb.
Billy Idol: Um trocadilho com a palavra idle (vagabundo/ocioso), apelido que Billy recebeu de um professor na escola.
Black Sabbath: Nome de uma música inspirada em um livro de suspense. "Sabbath Negro" refere-se a uma reunião de bruxas.
Blink-182: Eles queriam apenas "Blink", mas já havia uma banda irlandesa com o nome. O "182" seria o número de vezes que a palavra fuck é dita no filme Scarface.
Blondie: Debbie Harry era constantemente chamada de "Blondie" (loirinha) por caminhoneiros nas ruas e achou o nome fácil de lembrar.
Blur: A banda se chamava Seymour, mas a gravadora exigiu a mudança e apresentou uma lista de opções; Blur foi a escolhida.
Bob Dylan: Robert Zimmerman mudou seu nome em homenagem ao poeta Dylan Thomas e para soar menos "étnico".
Bon Jovi: Uma adaptação do sobrenome real do vocalista, Jon Bongiovi.
Chemical Brothers: Originalmente The Dust Brothers. Mudaram para evitar processos judiciais, baseando-se na música "Chemical Beat".
David Bowie: David Jones mudou o nome para não ser confundido com Davy Jones (dos Monkees). Bowie é um tipo de faca/canivete americano.
Deep Purple: Nome de uma música favorita da avó do guitarrista Ritchie Blackmore.
Depeche Mode: Nome de uma revista de moda francesa que significa "Moda Rápida" ou "Despacho de Moda".
Doors: Inspirado no livro As Portas da Percepção, de Aldous Huxley, e em versos do poeta William Blake sobre "limpar as portas da percepção".
Eagles: Buscavam um nome curto, conciso e com uma imagem tipicamente americana e mitológica.
Elton John: Junção dos nomes dos músicos Elton Dean e John Baldry. Seu nome real é Reginald Dwight.
Foo Fighters: Gíria da 2ª Guerra Mundial para OVNIs.
Green Day: Uma gíria para um dia passado apenas fumando maconha, deixando as obrigações de lado.
Hole: Inspirado em uma frase da mãe de Courtney Love: "Você não pode carregar um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim".
Iron Maiden: Nome de um instrumento de tortura medieval (Donzela de Ferro). Também era o apelido da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher.
Jamiroquai: Mistura de Jam (improviso musical) com Iroquois (uma tribo indígena americana).
Korn: Uma variação estilizada de corn (milho). Existem várias lendas bizarras criadas pela banda sobre o nome, mas nenhuma confirmada.
Led Zeppelin: Keith Moon (The Who) disse que a banda de Jimmy Page afundaria como um "zepelim de chumbo" (Lead Zeppelin). Eles tiraram o "a" para evitar erros de pronúncia.
Limp Bizkit: Fred Durst ouviu um amigo dizer que seu cérebro parecia um "biscoito mole" (limp biscuit) e adotou a ideia.
Linkin Park: Uma grafia alternativa para Lincoln Park, em Santa Mônica, local por onde o vocalista Chester Bennington sempre passava.
Marilyn Manson: A união de Marilyn Monroe (ícone de beleza) com Charles Manson (serial killer), mostrando os dois lados da cultura americana.
Nickelback: O baixista Mike Kroeger trabalhava em uma cafeteria e sempre dizia: "Here's your nickel back" (Aqui está seu níquel de troco).
Nirvana: Termo budista que significa o estado de paz e libertação espiritual.
Oasis: Nome de um centro de lazer em Swindon, onde o grupo viu um cartaz de show.
Offspring: Tirado de um filme de terror B chamado The Offspring: They Were Born to Kill.
Pearl Jam: Eddie Vedder dizia que sua avó (Pearl) fazia uma geleia (jam) com substâncias alucinógenas, mas o nome provavelmente veio apenas da sonoridade.
Police: Stewart Copeland queria um nome que estivesse em todos os jornais do mundo diariamente, garantindo "publicidade gratuita".
Queen: Freddie Mercury queria um nome forte, universal e imediato. Ele admitia a conotação gay (rainha/draga), mas focava no conceito de poder e nobreza.
Radiohead: Nome de uma canção da banda Talking Heads.
Ramones: Homenagem a Paul McCartney, que usava o pseudônimo "Paul Ramone" para se hospedar em hotéis no início da carreira.
Red Hot Chili Peppers: Anthony Kiedis queria algo que transmitisse energia, cores e sons "ardentes".
REM: Sigla para Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos), a fase do sono onde ocorrem os sonhos.
Rolling Stones: Inspirado na música "Rollin' Stone", de Muddy Waters.
System of a Down: Baseado em um poema chamado "Victims of a Down". Mudaram "Victims" para "System" para soar mais impactante.
U2: Nome de um avião espião dos EUA. Bono também gosta do trocadilho "You Too" (Você também).
The Who: Nasceu da frustração em encontrar nomes. Alguém sugeriu vários e a resposta era sempre "Os quem?" (The Who?).
Nacionais
Biquini Cavadão: Sugestão de Herbert Vianna (Paralamas), que brincou que se tivesse a idade dos integrantes, só pensaria em "mulheres, carros e biquíni cavadão".
Capital Inicial: Os integrantes moravam em Brasília (a Capital), mas o nome surgiu porque eles não tinham dinheiro ("capital") para começar a banda.
CPM 22: "CPM" era o nome original. "22" veio do número da Caixa Postal que a banda abriu (CP 1022).
Detonautas: Mistura de "detonadores" com "internautas", já que os membros se conheceram em chats de internet.
Ultraje à Rigor: Roger sugeriu "Ultraje", mas achou agressivo. Ao perguntar ao guitarrista Edgard Scandurra o que achava, Edgard (sem ouvir direito) perguntou: "Que traje? O traje a rigor?". Eles amaram a ironia.







0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário