Você já parou para pensar por que um pequeno corte no dedo dói tanto, mas podemos cortar o cabelo e as unhas sem sentir nada? A resposta está em como o nosso corpo está "conectado".
O nosso sistema de alarme: as terminações nervosas
Quase todo o nosso corpo é coberto por terminações nervosas. Elas funcionam como pequenos sensores ou "informantes" que enviam mensagens em tempo real para o cérebro.
Se você se queima ou bate em algo: Elas transmitem a sensação de dor para avisar que há um perigo.
Se você toca em algo macio: Elas permitem que você sinta o conforto daquela textura.
Basicamente, as terminações nervosas são o nosso sistema de segurança. Elas nos avisam quando algo está tocando ou ferindo o nosso organismo.
Por que o cabelo e as unhas são diferentes?
Diferente da nossa pele, as unhas e os fios de cabelo são compostos por células que já morreram e se transformaram em uma proteína rígida chamada queratina.
Como essas estruturas estão em constante renovação e são substituídas pelo corpo naturalmente, elas não possuem terminações nervosas. Cortar o cabelo ou as unhas não representa uma "ameaça" ou lesão aos tecidos vivos do corpo.
É por isso que não existe um sistema de alarme nessas áreas: como não há nervos ali para enviar sinais ao cérebro, o corpo não registra dor.
Curiosidade: Só sentimos dor se puxarmos o cabelo ou a unha com força, porque aí atingimos a raiz, que está conectada à parte viva da nossa pele, onde os nervos estão bem ativos.







0 COMENTÁRIOS:
Postar um comentário