Saiba como fazer pesquisas exatas no Google


        Conheça algumas dicas simples e eficientes que ajudam muito na hora de fazer pesquisas precisas no Google, endereçadas á pessoas que querem respostas específicas, e não uma lista com milhares de sites.



Entendendo o Google
        De uma vez por todas: o Google não é um buscador, mas sim, um rastreador de informações na internet. O site coleta em milhares de páginas e armazena tudo num gigantesco banco de dados.
        Depois, organiza esse pacotão de modo a oferecer as respostas por ordem de relevância (número de visitas, citações, consultas - as melhores são geralmente aquelas que estão na primeira página) e nos informa quando perguntamos sobre determinados assuntos.
        Agora, a surpresa: vocês sabiam que ele rastreia no máximo 40% das páginas existentes na web? Logo, a maioria dos sites (60%) são invisíveis para ele. A afirmação é do professor da Universidade de Navarra (Espanha), Ramon Salaverría.


Aspas (" ")
        Em vez de procurar Batman separado de Begins, procure "Batman Begins" entre aspas para uma busca mais pontual. Olhe o resultado da busca e veja a diferença.
                Ex. 1: "Batman Begins: 119.000.000 de resultados.
                Ex. 2: "Batman Begins": 23.800.000.



Sinal de asterisco (*)
        Com este sinal (*) você procura palavras em uma mesma busca, porém não necessariamente seguidas como na procura com aspas.
                Ex.: Beyoncé*Jay-Z


Sinal de subtração (-)
        É um filtro legal na hora de procurar uma ocorrência. Com ele você procura tudo que quiser, sem as informações que se encontram depois do sinal.
        Para fazer este tipo de pesquisa, você deve inserir primeiramente aquilo que quer encontrar, depois um espaço e então colocar o sinal de subtração colado àquilo que você não quer ver na busca, como no exemplo, caso você quisesse pesquisar algo sobre a cantora Britney Spears, que não citasse o problema de sua voz trolei
                Ex.: Britney Spears*fanha


Depois de dois pontos (:)
        A utilização de palavras-chave seguidas de dois-pontos também é um bom filtro para tornar a busca mais precisa, buscando páginas que contenham as duas palavras.
                Ex.: Bossa Nova:Rio


OR
        Quando você insere a palavra OR (tradizindo: ou) entre aquelas que deseja procurar, o Google mostrará não apenas resultados de uma ou outra opção, mas o de ambas, porém separadamente e não no mesmo site. É necessário usar a palavra entre aspas e o comando OR em letras maiúsculas.
                Ex.: "Brasil OR Argentina"


Palavra chave + site
        Para procurar palavras dentro de um site específico, uma ótima combinação são as informações palavra-chave+site:. Insira, por exemplo, a palavra download em site: www.baixaki.com.br para encontrar as ocorrências que trazem no Baixaki a palavra download:
                Ex.: download site: www.baixaki.com.br


Muito mais
        Na barra de opções do Google, no alto, clique no item Mais e descubra outros caminhos para a pesquisa.
                Google Livros - Pesquise textos completos de livros.
                Google Blogs - Encontre blogs sobre tópicos favoritos.
                Google Vídeos - Arquivos postados no YouTube e em outros sites.
                Google Latitude - Veja onde seus amigos estão neste momento.
                Google Alertas - Atualizações, por e-mail, dos mais recentes resultados relevantes do Google com base em suas consultas.




Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

2 COMENTE:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial