Bem, vamos lá.. A gelatina é feita com colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas e/ou porcos. Para produzí-la, os fabricantes trituram estas várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina.
Sua outra curiosidade, é que além de ser útil na alimentação, é também muito utilizada na medicina e em certas indústrias. Um bom exemplo disso é o uso como cobertura de cápsulas de produtos farmacêuticos. Ela ainda é ótima como emulsão fotográfica e na fabricação de cabeças de fósforos e lixas.
Alguns benefícios da gelatina:
- Enrijece o corpo: contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo. Estes por sua vez favorecem a síntese do colágeno, que ajuda a sustentar os tecidos.
- Fortalece as unhas e ajuda a combater a queda de cabelo: O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento.
- Diminui o apetite: A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa.
0 COMENTE:
Postar um comentário