Exagero tecnológico

         É inegável o quanto a tecnologia nos beneficia a cada dia, direta e indiretamente. A possibilidade de você se comunicar com alguém do outro lado do mundo apenas com a discagem de alguns números no celular, ou melhor, ver essa pessoa através de uma videoconferência, é fascinante e extremamente útil. Mas até que ponto vai o limite da utilidade dos itens tecnológicos, sem que eles se tornem exageros? A seguir, irei falar sobre dois tópicos deste assunto que me intrigam...



EXAGERO TECNOLÓGICO 1.2

         iPad, Tablet, iTouch, iPhone, Tablet, Android, MP4, 5, 6, 7... Antes de começar a falar sobre estes aparelhos, informo que sou praticamente leigo no assunto, mas por falta de interesse e você já vai saber o porquê.
         Tenho uma opinião bastante formada sobre o assunto: se quero telefonar, utilizo um celular; para ouvir música, um mp3; para acessar a internet, o computador.. com a criação destes itens todos fomos muito bem amparados e nos sentimos bastante satisfeitos. Então surgiu a brilhante idéia de unir tudo isso em um aparelho celular e nossas vidas melhoraram ainda mais. "Oba! Agora eu consigo ligar para o meu chefe e avisar que chegarei atrasado, enviar e-mails para já ir adiantando o trabalho ao som de um bom rock'n'nroll, tudo isso de num único aparelho. Não me falta mais nada!" Pois é, eu também achei que não faltava - e continuo achando.
         Afinal, o que muda com a tecnologia i (é como irei identificar o iPad e seus aliados/concorrentes) são, praticamente, apenas os valores, os designs e, acima de tudo, o ego de quem os possui. Eu vivo hoje com um simples smarthphone, que comprei devido ao mp3 incluído nele e a promoção que consegui na compra - é claro, e o qual fui descobrir que era um smart quase um ano depois, quando pesquisei sobre ele na internet e, acredite se quiser, isto não mudou a minha vida. Mas existem muitos que agiriam diferente. Em ônibus, supermercados, praças.. é muito comum encontrar pessoas desfilando com seus i's, como se estivessem num carnaval de celulares/tablets, desejando toda a atenção voltada para si, esquecendo que isso acaba colocando-as em perigo, caso encontrem alguém mal intencionado (e nem vou comentar sobre a parte vergonhosa dessas ações).


EXAGERO TECNOLÓGICO 2.2

         O homem é um ser com grandes fraquezas e tendências que o levam a se auto-escravizar dentro de vícios. Há tempos o Governo cria campanhas para prevenir o uso de cigarro, álcool e outros itens ao qual a sociedade se vicia e se consome. Mas atualmente as coisas mudaram e as novas e mais frequentes dependências da população são outras, a tecnologia e suas ferramentas. Claro, estou utilizando sarcasmo ao incitar que deveríamos ter campanhas para este tema como as contra drogas, mas deve-se levar em conta que vício nenhum é saudável, e que os meios tecnológicos já estão representados riscos á sociedade, como as redes sociais causando obesidade, assassinato dentro de famílias por ciúmes, sequestros, pedofilia.. Cresce progressivamente o número de adolescentes, cada vez mais novos com um celular, ou melhor, viciados no celular. Me deparo frequentemente com expressões como "estou sem internet há 2 dias e não aguento mais", "esqueci meu celular em casa e tive que voltar duas horas de ônibus para buscá-lo" e até "minha vida está neste aparelho, eu morro se o perco" e fico impressionado com tamanha fraqueza, falta de caráter e personalidade.



         Hoje, por opção, não tenho um tablet nem um iPad, estou sem chip no meu celular e sem acesso frequente á redes sociais e consigo viver perfeitamente ao contrário do que você possa imaginar, e até mesmo do eu tenha imaginado há meses atrás. Com isto tenho dado mais valor á coisas simples da vida, como, encontrar um amigo pessoalmente, fazer amizades pelo que realmente sou e não pelo que digo ser, alcançar a admiração de outras pessoas pelas minhas atitudes e não por 'likes' em campanhas sociais pelas quais nem me interesso, tenho a oportunidade de sumir do mundo e ir para um lugar só meu, para refletir sem ninguém me encontrar, consigo ver um pôr-do-sol ao vivo ao invés de imagens de fundo de tela. Hoje eu sou feliz e sou triste sem precisar compartilhar com mais ninguém o que sinto, tenho identidade e privacidade. Eu me curto e dou RT nesse modo de viver.
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 COMENTE:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial