#RESENHA - As Vantagens de Ser Invisível



Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 224









 




      Você já se sentiu infinito? Já se sentiu invisível? Durante a adolescência essas sensações podem ser constantes. Mas se você não vivenciou isto, uma forma de compreender como são estes sentimentos é conhecendo Charlie.
 
      O nosso protagonista tem 15 anos e resolveu não ser mais um observador da vida, ele decidiu "participar". E assim conhece os irmãos Sam e Patrick e aos poucos eles vão se descobrindo, num mundo de conflitos, amizades verdadeiras, drogas e rock'n'roll. Em meio à diversão e sofrimento, descontração e seriedade eles tentam encontrar seus lugares.
 
      O livro é narrado em formato de cartas. Elas são enviadas por Charlie para alguém que não o conhece. Estas cartas são extremamente pessoais, íntimas e é através delas que vamos conhecendo o personagem: sua vida, seus medos, paixões, problemas, anseios. Charlie é um garoto puro, simples e diria que é até mesmo ingênuo, mas sua forma de ver o mundo é cativante.
 
      Pra deixar tudo ainda mais bonito, o livro se passa no início da década de 90 e tem muitas referências musicais e de outras obras literárias, como: Beatles, Smiths, Nirvana; e aos livros: O apanhador no campo de centeio, Pé na estrada, Este lado do paraíso, entre outros.
 

 
      As vantagens de ser invisível engana leitores despreparados com facilidade. Pois é uma história discreta, contada sob a perspectiva de um personagem que utiliza uma linguagem simples, mas é extremamente rica, se você souber extrair tudo o que encontrar nas singelas palavras de Charlie. É impressionante como a descrição de um dia a dia de um estudante do ensino médio consegue nos remeter a milhares de lembranças, pensamentos e reflexões.
 
      Esse livro é a prova literária de que muitas vezes menos é mais.

"Mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas." Charlie




 
ADAPTAÇÃO PARA O CINEMA
  
Com roteiro e direção do próprio autor da obra, a adaptação cinematográfica de As Vantagens de Ser Invisível estreou em 14/09 nos Estados Unidos e está próxima de estrear em terras brasileiras, no dia 19/10. O elenco é formado por Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios) interpretando Charlie, Emma Watson (Harry Potter) como Sam e Ezra Miller (Precisamos sobre falar sobre Kevin) sendo Patrick.
 
 
  
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 COMENTE:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial