#VocêSabia - Do que é feita a gelatina?

        Está aí uma coisa que poucas pessoas param para pensar. Geralmente imaginam que ela é feita de substâncias químicas, talvez de açúçar e corante. Bem, antes de dar a informação, sugiro que se você realmente goste deste alimento ou precise dele em suas refeições, pare de ler este post, pois existem grandes chances de que o tire por um bom tempo de sua dieta.

        Bem, vamos lá.. A gelatina é feita com colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas e/ou porcos. Para produzí-la, os fabricantes trituram estas várias partes e dão a elas um pré-tratamento com um ácido ou com uma base forte para quebrar as estruturas celulares e liberar proteínas, como o colágeno. Depois deste pré-tratamento, a mistura é fervida. Durante este processo, a grande molécula do colágeno acaba se quebrando parcialmente e o produto resultante é chamado de gelatina. 



 
        Sua outra curiosidade, é que além de ser útil na alimentação, é também muito utilizada na medicina e em certas indústrias. Um bom exemplo disso é o uso como cobertura de cápsulas de produtos farmacêuticos. Ela ainda é ótima como emulsão fotográfica e na fabricação de cabeças de fósforos e lixas.


Alguns benefícios da gelatina:
  1. Enrijece o corpo: contém nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo. Estes por sua vez favorecem a síntese do colágeno, que ajuda a sustentar os tecidos.
  2. Fortalece as unhas e ajuda a combater a queda de cabelo: O consumo regular ajuda a aumentar a espessura das unhas e do cabelo, o que os torna mais fortes. Além disso, acelera o crescimento.
  3. Diminui o apetite: A gelatina tem a capacidade de se ligar a uma grande quantidade de água. Por isso, dá a sensação de saciedade e diminui os riscos de exagerar à mesa.
 
Compartilhar no Google Plus

Autor Diibep

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 COMENTE:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial